Skip to content

Instituto Butantan

11/04/2016
by

Nacionalmente conhecido pelas pesquisas que realiza na área da saúde e pelo desenvolvimento de vacinas e soros antiofídicos, o Instituto Butantan é também um lugar lindo para ser visitado em São Paulo!

Seu nome e o amplo terreno lindo e arborizado que ocupa remetem à Fazenda Butantan (assim mesmo, com “n” no final), antiga propriedade que havia ali em inícios do século XX e que foi doada para o governo do estado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma das placas informativas espalhadas na área do Butantan

A área tem portaria, mas é de acesso gratuito ao público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Portaria na entrada

Em meio aos prédios de arquiteturas de várias épocas, é possível encontrar lindos jardins e áreas verdes propícias a caminhadas, piquenique em família… Estive lá em época de férias escolares e encontrei muuuitas famílias com crianças desfrutando do passeio!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Butantan é quase um parque!

Na área externa dos prédios, é possível encontrar um espaço onde ficam os macacos e um serpentário ao ar livre!
Neste serpentário (na verdade, um buraco profundo e gramado), não imagine que você vai encontrar cobras enormes e ativas. À primeira vista, parecerá que não há nenhum animal ali. Mas, com paciência e olhar atento, a gente localiza uma cobra camuflada por debaixo de um galho aqui, uma outra paradinha tomando sol ali…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Serpentário ao ar livre!

Agora, para quem quer ver as bichas beeeem de pertinho, mesmo, a dica é visitar o Museu Biológico, que fica num prédio está mais adiante.

Aqui, as bichas estão em vitrines “vivinhas da silva” e distribuídas ao longo de um corredor sinuoso e sombrio (para ajudar a reproduzir o habitat natural delas; afinal, as protagonistas são elas. Somos apenas visitantes!).
Cada cobra fica em uma vitrine própria. Ao contrário do serpentário externo, este aqui dá sustos na gente desde a primeira vitrine!!

DSCN0226

Já na entrada, uma anaconda enoooorme (na verdade, duas enooooormes entrelaçadas)! A mãozinha está aí só pra dar uma noção do tamanho…!

DSCN0310

Depois de alguns segundos de pânico diante destes seres em movimentos assustadoramente lentos… a gente se anima a uma fotinho!

 

Quer ver movimento? Taí a sucuri, aliás, DUAS sucuris, uma por cima da outra!!

Mas nem tudo é assim, tão assustadoramente grande! Em algumas vitrines, as cobras são tão pequeninas e camufladas que a gente tem que procurar pacientemente por elas.

DSCN0263

De longe…

 

 

DSCN0245_mod

Close na Bicuda!

 

DSCN0285

Duas pitons que gostam de andar juntinhas…

DSCN0287_mod

Uma das placas informativas espalhadas na área do Butantan

De quando em quando, há alguns painéis explicativos e, zanzando pelo corredor, sempre há algum pesquisador do Butantan disponível para uma conversa ou para esclarecer dúvidas sobre as cobrinhas…

DSCN0242_mod

Informação não falta, mas…

Mesmo com tanta informação disponível, eu não arriscaria tentar diferenciar entre as bichinhas no meio do mato…! Confesso: se eu encontrasse qualquer uma no meio do mato, eu congelaria!!!

Ao final deste Museu Biológico, há uma lojinha de suvenires, para quem se animar!

DSCN0313

Lojinha com suvenires legais (pra quem venceu o pavor e curtiu o lado científico do passeio)

Além desse museu (que, para mim, foi a parte mais interessante da visita!), o Butantan oferece outros dois prédios à visitação do público.

O Museu Histórico guarda alguns objetos dos primeiros laboratórios que funcionaram no Butantan e alguns painéis (um tanto envelhecidos…) com histórias e informações interessantes sobre o Butantan.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Antigo estábulo

Aqui, fiquei sabendo, por exemplo, que o Butantan teve até um setor de marcenaria (que era responsável por confeccionar as caixinhas de madeira onde eram transportados os vidrinhos com soro antiofídico para distribuição nacional!).

O prédio deste museu era, na verdade, o antigo estábulo onde os cavalos (usados para testes) eram mantidos quando o Butantan começou.

DSCN0322_mod

Painéis informativos

Por fim, no circuito de prédios visitáveis no Instituto Butantan, há um novo que foi construído especialmente para as crianças: trata-se do Museu de Microbiologia, um espaço interativo e colorido para divulgação científica!

Aqui, encontram-se maquetes de moléculas, informações simplificadas de como fazer vacinas, é possível ver bactérias em microscópios… Há diversos monitores disponíveis para interagir com as crianças. Num salinha ao fundo, há uns banquinhos e bustos de alguns pesquisadores/cientistas importantes nas áreas de atuação do Butantan.

Não pude resistir a fazer uma foto junto ao totem com o desenho de alguns pesquisadores do Butantan (este é o desenho ampliado de um convite para o Congresso Médico realizado em 1903).

Para visitar os 3 museus, é preciso comprar o ingresso (R$ 6 o inteiro) neste chateauzinho simpático!

DSCN0209

Para comprar os ingressos

Como chegar:

Metrô: A linha de metrô deixa a cerca de 1,5km… Foi o meio de transporte que eu usei. A caminhadinha é por avenida com tráfego intenso e calçamento nem sempre regular… Não recomendo se for com crianças ou pessoas com problemas de mobilidade.
Ao chegar à entrada do Butantan, é preciso enfrentar ainda uma lomba ou escadaria para chegar ao nível dos prédios e dos jardins. Não é nada impossível, mas requer um pouco de fôlego e tempo para ir no seu ritmo!

Ônibus: Na frente do portão de acesso principal ao Butantan, vi que passam diversos ônibus de linha. Para quem está sem carro, deve ser a melhor opção, mas é preciso pesquisar as linhas… Mesmo assim, você não escapará de subir a lomba a pé.

Carro: É o melhor meio de transporte se você tiver carro e estiver com crianças (inclusive porque você evita ter que subir a lomba a pé).

 

Serviço:

Instituto Butantan

Avenida Vital Brasil, 1500 – Bairro Butantan – São Paulo – SP

Telefone: (11) 2627 9300

Funcionamento:
Museus: de terça a domingo, das 9h às 16h45.
Ingresso (que dá direito a entrar nos 3 museus): R$ 6 (em julho de 2015)
Atenção: pagamento APENAS em dinheiro.

Parque: diariamente, das 7h às 18h.
Ingresso: gratuito

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: